Briga familiar
R$ 800 separam Agile e Onix nas suas versões de topo, motivo para uma boa briga!
Texto: Jonathan Machado Fotos: Divulgação
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O
comprador chega na concessionária Chevrolet procurando por um Agile 0km
e, logo na entrada, se depara com um Onix. Por mais que ele queira
desviar o olhar, há cartazes por toda a loja anunciando a grande
novidade. Ao entrar no Agile, surge uma dúvida para o vendedor:
-Já vem com o MyLink?
Imagino que o vendedor, meio sem jeito, vai ter que responder:
-MyLink está no Onix.
-Mas eu quero no Agile, é opcional?
-Não, é exclusivo do Onix...
Essa é apenas uma de tantas cenas que vieram a minha mente quando lançaram o Onix. Afinal, ele vai ou não matar o Agile?
Na tabela o Onix LTZ 1.4 custa R$ 41.990 contra R$ 41.190 do Agile.
Estilo: Onix 1 Agile 0
O Agile foi o primeiro GMB desvinculado da linha Opel. É esperada uma reestilização para o final de 2013, conforme projeção
Onix é o mais novo filho de escola de design da Chevrolet do Brasil, tendo nítida inspiração no Cruze
Quando
vejo o Onix nas ruas, me lembro do lançamento do Kadett no Brasil: Ou
era bonito, ou era feio; as opiniões se dividiam e hoje para mim digo
que o Kadett GSi já é um clássico nacional.
A
Chevrolet é acostumada a fazer carros pequenos com frentes que lembrem
seus topos de linha: Foi assim com o primeiro Celta que tinha uma frente
lembrando nosso 2º Vectra; fórmula repetida na reestilização em que o
Celta recebeu faróis grandes parecidos com nosso 3º Vectra. Agora,
curiosamente, temos o Onix com dianteira inspirada na frente do Cruze.
Na versão LTZ vemos os interessantes faróis IceBlue, de um azul que se
repete na iluminação do seu interior. O resultado foi bom, mas como
quase todos os últimos lançamentos da Chevrolet no Brasil sua frente
passa a impressão de ser um pouco caída demais, ao passo que a traseira
não acrescenta nada: para uns lembra o Gol G5, para outros Vectra GT.
Fato é que ninguém considera sua traseira original.
A queda da linha das janelas terminando no aplique preto da coluna C criaram um volume exagerado no teto que chama toda a atenção para sí
Para uns Gol G5, para outros Vectra GT: Fato é que ninguém considera a traseira do Onix original
Analisando
o Agile perto do Onix vemos que suas linhas estão defasadas. Parecia
que o Agile seria posicionado abaixo do novato, o que não aconteceu.
Seria interessante termos o Sonic substituindo o Agile em sua faixa de
preço, ao invés de vermos ele brigando com Onix. Isso só terá mais
sentido na reestilização do Agile, prevista para o final de 2013.
CONFORTO: ONIX 2 AGILE 0
Me
lembro que no lançamento do Monza ele oferecia equipamentos que nem
eram presentes no Opala, o que gerou várias reclamações para a empresa
até que equiparassem os itens dos dois modelos.
Agora a história se repete: o Onix apresenta mimos ausentes no Agile.
Verdade seja dita: Ambos são confortáveis, mas na versão LTZ é nítida a superioridade do Onix.
Utilizando
a moderna base GSV (já vista no Sonic, Cobalt e Spin) nota-se a
sensação de maior espaço lateral. Os dois possuem dimensões parecidas:
Bons mostradores no painel, ergonomia anos 90: O Agile não esconde em seu interior as origens do Corsa 94
O MyLink, juntamente com o mostrador digital conferem ao interior do Onix um ar mais moderno que seu irmão mais velho. Os comandos estão todos ao alcance das mãos
Com exceção do porta-malas, é difícil ver alguma vantagem do Agile: 327 litros contra 280 litros do Onix.
Outro
grande problema é sua antiga plataforma 4100: a mesma do nosso primeiro
corsa, usada no Celta e no Prisma. Embora tenha crescido, percebe-se
algo "desencontrado" no interior: Botões antigos, alavanca de câmbio
erguida, linhas do painel que parecem uma adaptação. Isso pode parecer
exagero para quem já é dono de um Agile, mas lado a lado com o Onix as
fotos evidenciam essas esquisitices do seu interior.
Bancos confortáveis, mas no Onix...
...há maior apoio lateral
Desempenho: Onix 3 Agile 0
O
conhecido motor 1.4 da Chevrolet, denominado Econo.Flex no Agile,
recebeu melhorias no Onix - aqui chamado de SPE/4 - que resultou em um
pequeno aumento de potência (4 cv no álcool e 1 cv na gasolina) aliado a
uma leve redução no coeficiente aerodinâmico (0,37 no Agile contra 0,35
no Onix) os números de desempenho melhoraram - mesmo os dois tendo a
mesma relação peso/potência: 10,1 kg/cv.
Assim o Onix atingiu mais velocidade (máxima de 180 km/h contra 166 km/h) e melhor aceleração 0-100 km/h (10 s contra 12,5 s).
Motor: Onix 4 Agile 0
Na concessionária a vendedora disse que o 1.4 SPE/4 do Onix é um motor totalmente novo, mas sabemos que é apenas um aprimoramento do atual 1.4 Econo.Flex
O mesmo motor com poucas modificações resultou em melhor desempenho no Onix, embora sem obter economia de combustível.
Consumo: Onix 5 Agile 1
Conforme a tabela mostra, temos um empate técnico. Mas sabemos que consumo nunca foi um ponto forte na linha Chevrolet.